Ginecologia / Obstetrícia

A Ginecologia e Obstetrícia é uma especialidade médico-cirúrgica que se dedica à saúde da mulher, desde a adolescência.

A Ginecologia centra a sua atenção na prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias benignas e malignas do sistema reprodutor feminino (vulva, vagina, útero, trompas, ovários e mama)..

A Obstetrícia assegura o acompanhamento pré-natal (avaliação antes da gravidez), durante a gestação, parto e o período de recuperação após o parto.

A vigilância regular por um ginecologista, desde a adolescência, é imprescindível para a promoção da saúde da mulher, nomeadamente na prevenção de patologias ginecológicas, na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, no planeamento familiar, sendo fundamental para uma vida sexual saudável.

O acompanhamento cuidado em consultas de ginecologia permite a deteção e terapêutica mais precoce de problemas que possam interferir com a fertilidade, como por exemplo a endometriose, sendo esta questão particularmente importante dado o contexto atual da sociedade em que verifica o adiamento da maternidade para idades cada vez mais tardias.

A intervenção do ginecologista também é determinante no sentido de promover uma boa qualidade de vida no final do período fértil da mulher e na menopausa.

As doenças ginecológicas que mais frequentemente necessitam de abordagem médico-cirúrgica são os miomas uterinos, os prolapsos urogenitais, a incontinência urinaria feminina, a endometriose e o cancro ginecológico.